Momento cultural

Agora que estou a menos de uma semana de estar lá aqui fica um dos sítios que mais gosto em Londres... Trafalgar Square.

Trafalgar Square é uma das primeiras paragens turísticas desta cidade e ao longo dos tempos tem sofrido várias mudanças. É muito central e, de facto, todas as distâncias oficiais em Londres são medidas a partir deste local.

Para além de ter uma vasta área para os transeuntes estarem, é também o local onde se encontra a National Galery, um verdadeiro must see da cidade.

Os quatro cantos da praça têm quatro pilares, em três deles encontram-se uma estátua de George IV, Major General Sir Henry Havelock e General Sir Charles Napier. No quarto pilar deveria ter ficado a estátua do Rei William IV mas o próprio ficou sem fundos para o fazer. No ano do milénio foi decidido que o quarto pilar serviria para celebrar o presente e não o passado.

A Coluna do Nelson é, sem dúvida o ponto central de Trafalgar Square. Na base da coluna, em bronze, estão esculpidas as mais famosas vitórias marítimas do Admiral Lord Nelson. É um mito errado de que Nelson está virado para Buckingham Palace para saudar a monarquia, na realidade Nelson está virado para a sua direita e está a saudar a sua frota que está representada no The Mall.

Curiosidades:
* Trafalgar Square aloja a esquadra de polícia mais pequena de Londres e possivelmente do mundo, está situada dentro de um poste de electricidade. Tem espaço para um único polícia, e no tecto está uma lâmpada de um dos navios de Nelsol, The Victory.

* Todos os anos os pombos residentes produzem dejectos que pesam uma tonelada e custam 100,000 libras esterlinas a limpar.

* No monopólio, a propriedade Trafalgar Square é a que, estatisticamente, consegue ter mais ROI (return on investment)

Informação daqui.