Momento cultural semanal

Já que o teste que fiz diz que sou do Porto, o monumento da semana teria de ser dessa bela cidade.

Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular

Portugueses, espanhóis e ingleses juntaram-se contra os exércitos da França, de Napoleão entre 1808 e 1814. Foi por Guerra peninsular que ficou conhecido este confronto.

Este monumento imponente encontra-se na Praça Mouzinho de Albuquerque e é da autoria do arquitecto Marques da Silva e do escultor Alves de Sousa e levou anos a ser concluída.

Foi a Cooperativa dos Pedreiros que erigiu o monumento, sendo que a obra começou em 1909 mas só foi inaugurada a 1951. Os artistas envolvidos na feitoria desta obra, tentaram transmitir o sacrifício e a vitória do povo portuense nesta guerra.

Este monumento é composto por um pedestal de 45m de altura, rodeado de grupos escultórios. Estes grupos representam as cenas de artilharia em movimento, a intervenção das gentes do povo na luta e o desastre da "Ponte das Barcas".

O elemente feminino é uma constante em todos os grupos. No da frente, uma mulher, Vitória, a guiar o povo, empunha, na mão esquerda, a bandeira nacional e, na direira, uma espada.

O conjunto fica completo com uma alta coluna encimada por um leão, que representa a vitória portuguesa a derrubar uma águia, que representa o império de Napoleão.

Ainda no pedestal, estão apostas as armas da cidade.

Fonte: O Destino Porto